top of page

Sobre

Fornecendo alternativas ecológicas para nosso município.

Quem Somos

A ASCOMÇU - Associação de Coletores de Materiais Recicláveis do Município de Ibiraçu - ES, foi criada em 2014 para atender à necessidade de gestão dos resíduos sólidos e cumprir a Lei 12.305/2010. O projeto começou em outubro de 2015 com apenas 6 associadas, oferecendo serviços de coleta seletiva, educação ambiental, triagem e comercialização de materiais. Em 2025, a demanda por novos associados cresceu, gerando oportunidades e renda para 15 famílias.

​

Localizada às margens da BR 101, Km 210, no bairro Taquarassu, a ASCOMÇU realiza a coleta de resíduos não perigosos de origem doméstica, urbana e industrial. A coleta é realizada de segunda a sexta-feira, em bairros alternados, com o apoio fundamental do comércio local e dos moradores, que colaboram ativamente para o sucesso de nossas atividades.

IMG-20250711-WA0011.jpg
IMG_1720.JPG

Nossa trajetória

A ASCOMÇU está sempre inovando, e tem sido destaque em diversos eventos no estado do Espírito Santo e também em outros estados do Brasil. Já esteve presente em eventos como o Inovaes, Feira dos Municípios e até do Programa G20 em 2024.

Além disso desenvolve vários projetos ecológicos e culturais, como o EcoBrechó101, um projeto que visa beneficiar as comunidades carentes e nossos associados através de doações recebidas de roupas, objetos de decoração, livros, entre outros.

Dessa forma além de gerar renda, ajudamos a cuidar do meio ambiente, pois esses materiais seriam jogados em aterros sanitários, levando anos para se decompor no meio ambiente.

Nossa identidade

Missão

Promover a coleta, triagem e destinação adequada de materiais recicláveis em Ibiraçu, contribuindo para um futuro mais sustentável e incentivando a economia circular.

Visão

Ser referência na gestão de resíduos sólidos em Ibiraçu, promovendo a inclusão social e econômica dos catadores e consolidando a ASCOMÇU como um modelo de impacto ambiental, gerando valor social e econômico para a comunidade.

Valores

  • Sustentabilidade: Atuar de forma responsável com o meio ambiente, minimizando impactos e otimizando recursos naturais.

  • Inclusão Social: Promover a inclusão e valorização do trabalho dos catadores, garantindo condições dignas.

  • Transparência: Agir com ética, prestando contas à comunidade e parceiros.

  • Cooperação: Fortalecer parcerias com o poder público, empresas e sociedade civil.

  • Inovação: Buscar novas tecnologias e soluções para aprimorar processos e serviços.

bottom of page